Notícias

Circuito Portugal Valorpneu

INICIATIVA PIONEIRA EM PORTUGAL COMPLETA-SE NAS REGIÕES AUTÓNOMAS
CIRCUITO PORTUGAL VALORPNEU 

Depois de percorrer Portugal Continental de norte a sul, entre Janeiro e Junho deste ano, com 3.653 visitas realaizadas aos detentores portugueses de pneus usados, foi a vez de Açores e Madeira receberem o Circuito de Portugal Valorpneu. Uma acção no local, que tem como objectivo recordar as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), fortalecendo a ligação com todos os agentes envolvidos e reforçando o seu compromisso para com a sustentabilidade do sector.
Com um calendário de visitas que prevê a passagem por um total de 147 pontos distribuídos pelos Açores e Madeira até final de Julho, e com o envolvimento de uma equipa de trabalho multidisciplinar, tem sido possível fazer um levantamento das principais necessidades dos detentores de pneus usados, assim como dar a conhecer de forma detalhada os limites do sistema, o contributo essencial que cada um pode dar para assegurar o bom funcionamento do mesmo, assim como os níveis de ação e atuação da Valorpneu. 
Numa iniciativa que decorreu esta terça-feira, 23 de Julho, em Ponta Delgada, assinalou-se a aproximação do termo da acção com a passagem do circuito nas regiões autónomas, reforçando uma vez mais a sua importância. Momento escolhido para uma reflexão sobre o impacto desta iniciativa e o contributo que esta radiografia de detentores em Portugal poderá trazer para futuras melhorias no sector. “Acreditamos que sendo o Circuito Portugal Valorpneu uma acção projetada para nos permitir ouvir os detentores de pneus usados, os resultados serão, num futuro muito próximo uma das nossas mais valiosas ferramentas de trabalho. Portugal precisa de conhecer a fundo o impacto desta actividade, bem como os desafios de quem assegura diariamente o tratamento destes resíduos, e só com base nesta viagem que percorreu Portugal Continental e agora as regiões autónomas, poderemos traçar novas metas e estratégias.” sublinhou Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu.

Helder Pedro, gerente da Valorpneu, acentuou na sua intervenção “Mais do que continuar acima da média europeia ao nível da taxa de recolha, importa-nos fortalecer laços entre todos os intervenientes e, com isso, assegurar o pleno funcionamento do Sistema de Gestão Integrado de Pneus Usados (SGPU) e nesse sentido, consideramos, desde já, que o Circuito Portugal 2019 é uma iniciativa de sucesso”.

Marcou presença neste momento de reflexão Marco Lopes, Administrador da empresa Varela, parceiro da Valorpneu nos Açores, que destacou o importante contributo da rede Valorpneu no tratamento de quase 24 mil toneladas de pneus em fim de vida, originadas nesta região autónoma, desde 2006, ano de início de funcionamento do sistema nos Açores.
Um encontro que contou com a presença de Marta Vieira, representante da ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores) e de Dália Leal, em representação do Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Hélio Jorge, que aproveitou o momento para reforçar a importância de uma iniciativa como o Circuito de Portugal para a sustentabilidade ambiental, chamando a atenção para a evolução positiva da gestão de resíduos nos Açores e que este caminho só foi possível alcançar com o envolvimento de entidades gestoras e operadores de gestão de resíduos, aproveitando para agradecer à Valorpneu e ao operador Varela o trabalho que têm vindo a desenvolver na região e o seu compromisso para com um futuro sustentável de todo o sector.
 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SOBRE A VALORPNEU
A Valorpneu é uma sociedade sem fins lucrativos, constituída a 27 de Fevereiro de 2002 e licenciada pela primeira vez em 7 de Outubro de 2002, por um prazo de 5 anos, pelos Ministérios das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente e da Economia, e tem como principal objetivo a organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados. A licença atual da Valorpneu foi publicada a 14 de Junho de 2018 e vigora até 31.12.2021, tendo sido obtida a extensão do licenciamento às regiões autónomas. A Valorpneu, cuja estrutura agrupa operadores económicos responsáveis pela gestão de pneus e pneus usados, é uma sociedade por quotas, com o capital repartido pela ACAP (60%), ANIRP (20%) e APIB (20%).

A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., sociedade sem fins lucrativos, é participada, em representação dos produtores de pneus, em 60% pela ACAP.