Notícias

Valorpneu com rede de reciclagem mais sustentável



O sector da reciclagem de pneus em Portugal, principal destino dos pneus usados geridos pela Valorpneu, está bem e recomenda-se. 

Sendo por si só um sector de actividade onde os recursos são reintegrados na economia, com o reaproveitamento de pneus usados e seus componentes, borracha, aço e têxteis, para outros fins, este sector está constantemente a reinventar-se.

Com um investimento em novas tecnologias e processos de produção inovadores, a multinacional dinamarquesa Genan, com fábrica em Ovar, e a Biogoma, no distrito de Santarém, estão a apostar no aumento da sua capacidade de produção de granulado de borracha, mas principalmente na sua eficiência.

Desde 2019 que a Genan tem vindo a investir em Portugal. Durante o segundo semestre de 2020 foram realizados grandes investimentos, potenciando o aumento da sua capacidade de produção. 

Segundo Rui Fernandes, plant manager da Genan em Portugal, a capacidade de processamento da unidade de produção da Genan em Ovar é de, atualmente, 40.000 toneladas de pneus por ano. 

Em 2020, a Genan em Portugal processou cerca de 25 mil toneladas de pneus em fim de vida gerados no país. 
“Para 2021 estimamos um aumento na receção de pneus na ordem de 40 a 45%, esperando receber 35.000 toneladas de pneus”, refere. 

Rui Fernandes acrescenta ainda que: “Também a eficiência produtiva foi aprimorada por meio do investimento em equipamentos de produção de última geração. O resíduo de borracha anteriormente contido na fracção de aço é agora separado e recuperado, aumentando a percentagem de produção de borracha”. 

Este novo processo de separação permite não só obter uma fracção de borracha de qualidade superior, mas também que a fracção de aço contenha quase zero de contaminação de borracha. 

Sendo o valor central da Genan a sustentabilidade, a empresa está continuamente à procura de melhorar e optimizar processos e tecnologias com o intuito de obter uma produção mais económica e energeticamente eficiente com a mais alta qualidade. 
“A Genan continuará sempre a inovar – em busca de um futuro sustentável”, conclui Rui Fernandes.
Também a Biogoma está a investir na sua capacidade e eficiência de produção de granulado de borracha. A empresa recebeu e reciclou nas suas instalações aproximadamente 15 mil toneladas de pneus.

Pedro Barros, diretor da Biogoma Sociedade de Reciclagem de Pneus, refere que: “Todo este processo de aumento da capacidade de produção com uma substancial melhoria da eficiência tem a envolvência de vários parceiros e processos, tendo o prazo sido mais longo do que o previsto, tendo também a situação que estamos a viver neste momento no mundo ajudado nesse prolongamento. Esperamos ter o reflexo desta aposta durante o primeiro semestre de 2021”. 

Neste momento, a Biogoma já concluiu a ampliação das suas instalações, estando agora a promover a adaptação de algumas infraestruturas necessárias e a instalação dos diversos equipamentos. 

De acordo com Pedro Barros, “esta aposta representa um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, que se refletirá numa capacidade instalada de reciclagem de pneus de 30.000 toneladas por ano”.  

Relativamente à eficiência energética, Pedro Barros explica que: “Sendo um dos factores importantes nos custos do processo de reciclagem o consumo de energia eléctrica, com a instalação de uma unidade de produção de energia para autoconsumo a Biogoma vai melhorar a sua eficiência, obtendo os mesmos resultados, com menos recursos energéticos”.

Pedro Barros anuncia também que: “Num futuro próximo, estão previstos novos investimentos nesta área, nomeadamente a instalação de uma linha para o encapsulamento do granulado de borracha, incolor ou colorido”.

Sendo os pneus fabricados com os melhores materiais, de forma a garantir durabilidade e segurança na sua vida útil, a borracha reciclada de pneus tem, portanto, excelentes propriedades de produto, abrindo-se para uma ampla gama de aplicações. 

Mas o único limite é a sua imaginação…