Notícias

Comissão de Produtores de Pneus da ACAP lança Campanha de Sensibilização


“O que há de novo no Rótulo dos Pneus na UE?”
 
A ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através da sua Comissão Especializada de Produtores de Pneus (CEPP) lança uma campanha de sensibilização, a nível nacional, denominada “O QUE HÁ DE NOVO NO RÓTULO DOS PNEUS NA UE?”, através da qual se pretende alertar os utilizadores finais dos pneus, para que, no momento da sua aquisição, façam escolhas informadas, tendo em atenção o novo Rótulo do Pneu (Regulamento UE 2020/740 de 25.05), Regulamento aplicável a partir de 1 de Maio de 2021.

O novo Rótulo tem por objectivo aumentar a segurança, a protecção da saúde e a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário, através da promoção de pneus eficientes em termos energéticos, duradouros, seguros e pouco ruidosos. 

As novas regras permitem o acesso a mais informação sobre o pneu, designadamente, da eficiência energética, da aderência em pavimento molhado e do ruído exterior de rolamento.  

O Rótulo, para além de já ser obrigatório para os pneus C1 e C2, respectivamente, pneus para automóveis ligeiros de passageiros e para pneus de veículos comerciais ligeiros, é obrigatório agora também para os pneus para veículos pesados (Pneus C3).

O novo Rótulo passa a incluir, entre outras informações, um Código QR (acesso a uma base de dados sobre produtos), a identificação do pneu (marca ou designação do fornecedor, dimensões, índice de capacidade de carga, símbolo da categoria de velocidade, classe e identificador do tipo de pneu), ajustamento nas classes de eficiência energética e de aderência em pavimento molhado (5 escalas em vez de 7). 

Conheça aqui o Poster e o Folheto aqui sobre o NOVO RÓTULO DOS PNEUS, produzido pela ACAP/CEPP, com o apoio da Valorpneu.