A ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através da sua Comissão Especializada de Distribuidores de Pneus (CEDP) lança uma nova campanha de sensibilização, a nível nacional, denominada “ESCOLHA O LADO CERTO DO PNEU!”.
Tal como na campanha anterior, lançada por esta Comissão, “Pneu usado, só testado e facturado”, pretende-se, mais uma vez, sensibilizar o automobilista para os riscos inerentes à utilização de pneus usados, não controlados, de origem desconhecida.
Os pneus são o único elemento do veículo em contacto com o solo. É por isso que são essenciais para a segurança de um automóvel. Existe um risco associado à aquisição de pneus usados, ainda que visivelmente em bom estado, especialmente os que têm um passado desconhecido ou duvidoso. Os pneus usados podem ter sido expostos a utilizações, manutenções e armazenamento impróprios, podendo estar danificados ao ponto de os tornar não utilizáveis.
Ao comprar pneus usados, não controlados, o automobilista pode incorrer em riscos de segurança, pela perda das qualidades originais e danos não visíveis do pneu, risco de ilegalidade, se o pneu não tiver a profundidade mínima de lei, risco de perda de dinheiro por gastos imprevistos e até risco de afectar o ambiente, caso as suas condições de segurança, não tenham sido devidamente testadas por especialistas.
Atendendo ao actual período de desconfinamento, com regresso às escolas e, consequentemente com o fluxo de tráfego a aumentar, esta Campanha vem chamar a atenção para os perigos em que os automobilistas e as suas famílias podem incorrer na compra de pneus nas condições acima referidas, designadamente, perigo de rebentamento, perda de aderência, resultante da profundidade reduzida (e ilegal se inferior a 1.6mm), aumento da distância de travagem e aquaplaning.
É preocupação fundamental da ACAP e da sua Comissão de Distribuidores de Pneus (CEDP), a redução da sinistralidade rodoviária e o cumprimento das condições de segurança das viaturas que circulam no nosso país, pelo que se alerta para os riscos de aquisição de pneus usados, de origem desconhecida, não testados por especialistas!
Recordando ainda a campanha promovida anteriormente, “Pneu usado, só testado e facturado” a CEDP/ACAP aconselha também que a aquisição do pneu seja suportada por uma factura, para salvaguarda da garantia e dos direitos que a mesma representa para os consumidores.
Como habitual, a Campanha de sensibilização “ESCOLHA O LADO CERTO DO PNEU!”, será também difundida junto dos clientes das empresas associadas da CEDP/ACAP, para que a mesma possa abranger toda a cadeia de valor do mercado de pneus em Portugal, permitindo assim a sua difusão a um maior número de automobilistas portugueses.
A CEDP, constituída em 2017 sob alçada da Divisão do Pós-Venda Automóvel Independente da ACAP, é constituída pelos distribuidores grossistas de pneus que actuam em território nacional, tendo como principal missão a sua representação institucional, a dinamização e promoção do sector junto do mercado, entidades e opinião pública, prestando assessoria informativa e formativa no âmbito da sua atividade e dentro do sector dos pneus onde se insere.
Consulte
aqui o flyer da campanha.