Notícias

Valorpneu e a borracha reciclada nos relvados sintéticos


Sustentabilidade, Segurança e Alta Performance
 
Desde os anos 60, a utilização de relva sintética espalhou-se por todo o mundo, principalmente devido aos baixos custos de manutenção e mais horas de utilização quando comparado com relvados naturais. Portugal não é excepção e actualmente esta solução é um dos destinos mais representativos do granulado de borracha reciclada proveniente de pneus em fim de vida produzido pelos recicladores nacionais.

De acordo com a Valorpneu, a entidade de gestão de pneus usados em Portugal, em 2020, das 29.460 toneladas de pó e granulado de borracha portuguesa, 34% foi utilizado no na produção de relvados sintéticos.

A relva sintética com borracha reciclada de pneus é uma solução económica, que permite uma utilização mais longa comparativamente com a relva natural, possibilita que os jogos possam decorrer durante todo o ano, independentemente das condições climatéricas, e os campos não precisam de descansar entre os jogos. 

Ao nível da sustentabilidade, para além de contribuir significativamente para a economia circular, os custos de manutenção são baixos e praticamente não existe dependência de recursos naturais, como a água, nem de produtos químicos.

Relativamente à performance e segurança dos seus utilizadores, esta solução de relvado sintético é hoje em dia muito apreciada pelos jogadores de várias modalidades, proporcionando-lhes segurança ao amortecer os impactos que os jogadores sofrem em campo, uma excelente performance de jogo e não representando qualquer risco para a sua saúde.

Dependendo do tamanho do grânulo, existem duas formas de o utilizar, nomeadamente como material de enchimento ou como base elástica.

Como material de enchimento, as partículas de borracha, cujo tamanho se situa entre 0,5 e 2,5 mm, não são apenas utilizadas para manter as fibras plásticas que simulam a relva, cujo comprimento se situa entre 40 e 65 mm, mas também dão ao pavimento o conforto e a segurança de que os jogadores necessitam quando correm, caem ou deslizam sobre este tipo de superfície. Para além de simular perfeitamente as características dinâmicas do movimento da bola.

O granulado de borracha que tem entre 4 e 8 mm é utilizado para a camada de base elástica de absorção de impacto por baixo da camada de fibra plástica.