Notícias

Sector automóvel reuniu-se para discutir tendências e soluções para o futuro do cluster em Portugal


As soluções de mobilidade e a indústria automóvel foram alguns dos temas em debate.

Criar condições para atrair empresas tecnológicas ligadas ao automóvel, a reconversão de algumas empresas do sector, a inteligência artificial, a inovação para a indústria automóvel, a importância da qualificação dos recursos humanos e as soluções de mobilidade: economia partilhada, foram alguns dos tópicos discutidos nos dias 5 e 6 de Setembro, em Lisboa, no âmbito do “Global Mobility 2022. Driving Portugal to the World”.

O evento, que decorreu no Centro Cultural de Belém, foi organizado pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal, uma entidade fundada pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal e pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.

A abertura do evento esteve a cargo de Jorge Rosa (Mobinov), José Couto (AFIA) e Helder Pedro, (ACAP), que contextualizou o estado do sector. Apesar de a indústria ter registado um crescimento de cerca de 5%, o mercado encontra-se ainda abaixo, em cerca de 36%, dos valores de referência de 2019, indicativo da lenta recuperação do mercado automóvel. A crise dos semicondutores e a dependência da União Europeia, em termos de matérias-primas, em relação a outros países e ainda a recente legislação Fit for 55, que trouxe um aumento da exigência em termos da redução de emissões, foram alguns dos desafios que o sector enfrenta, levantados pelo secretário-geral da ACAP. 

Helder Pedro alerta para o facto de a indústria ser parte da solução, mas que, no entanto, os poderes públicos devem fazer a sua parte através da aplicação de incentivos e apoios à descarbonização.

O dia ficou marcado, ainda, pela apresentação da Plataforma Observatório Automóvel e do Guia de Boas Práticas, GPS PME AUTO. Destaque-se, ainda, a presença de João Neves, Secretário de Estado da Economia, que teve a seu cargo o encerramento do primeiro dia da conferência.

Já o segundo dia de debate, 6 de setembro, ficou marcado pela análise de grandes temas, destacando-se a importância da qualificação dos recursos humanos no âmbito da transição digital e energética. Outros pontos relevantes abordados ao longo do dia prendem-se com a sustentabilidade, e a discussão sobre se os veículos eléctricos e a hidrogénio serão rivais ou complementares, as soluções de mobilidade e economia partilhada e, ainda, a economia circular na indústria automóvel.