Notícias

Valorpneu junta-se à “Open House Lisboa”


A Valorpneu esteve pela primeira vez na “Open House Lisboa 2023”, na sequência da recente aposta da entidade gestora na área da arquitectura e construção, potenciando o uso dos pneus usados como material de construção, mobiliário ou até fazendo parte da estrutura de uma casa.

O ano de 2022 ficou marcado por uma série de iniciativas e parcerias da Valorpneu no mundo da arte.

Primeiro com o artista plástico português Artur Bordalo, conhecido por Bordalo II, que recorreu a cerca 1000 pneus usados para a produção de uma enorme escultura em forma de panda (exposição “EVILUTION”) e, mais tarde, com a exposição “Retroativar”, com curadoria de Loreta Castro Reguera e José Pablo Ambrosi, inserida na Trienal de Arquitetura de Lisboa, no MAAT.

Este ano a Valorpneu pretende aproximar-se de um público ligado à arquitectura e construção.

A “Open House Lisboa” decorreu nos dias 13 e 14 de Maio em 73 espaços em Lisboa, que incluem desde espaços históricos a apartamentos modernos de ateliês portugueses, espaços privados que habitualmente não podem ser visitados, num programa de visitas, passeios, actividades sensoriais, jogos em família e eventos plus, com acesso gratuito.

Com curadoria do ateliê Embaixada, a “Open House 2023” teve como tema “Matérias do Tempo”.

A novidade deste ano foi a possibilidade de se visitar não só os edifícios, que estão sempre lá, mas também espaços em diferentes tempos do ciclo de produção: o vazio, a construção, o edifício e o depois dos edifícios ou ruínas.

O objectivo nesta abordagem foi lançar a discussão e a tomada de consciência de que existem demasiados espaços em ruínas, sem utilização. E é aqui que entra a Valorpneu.

Tal como estes espaços, existem ainda muitos pneus que ao chegarem ao fim do seu ciclo de vida útil não são devidamente reintegrados na economia.

A Valorpneu esteve presente nestes dois dias com várias iniciativas e construções feitas com pneus usados para mostrar ao público as diversas aplicações possíveis tanto dos pneus usados como das suas componentes, como o granulado de borracha.

Ao sentarem-se nos vários bancos de pneu, os visitantes puderam através de um QR Code visualizar a campanha do granulado de borracha promovida pela Valorpneu. 

Conheça aqui a campanha de sensibilização.
 
A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., é uma sociedade sem fins lucrativos, participada em 60% pela ACAP, em representação dos produtores de pneus.