Notícias

Douro acolhe 17º Encontro da Rede Valorpneu

 

A região do Douro foi o local escolhido para a realização do 17.º Encontro Anual da Rede Valorpneu, que decorreu nos dias 22 e 23 de Outubro, no Douro Royal Valley Hotel, em Ribadouro.

O Encontro reuniu toda a equipa envolvida nas operações diárias, bem como parceiros e dirigentes de importantes entidades públicas, como a Agência Portuguesa do Ambiente, que reafirmaram o importante papel do Sistema de Gestão de Pneus Usados para um futuro sustentável no Sector.

A sessão de abertura coube a Hélder Pedro, Gerente da Valorpneu, que destacou as grandes novidades registadas no Sector nos últimos tempos e que estão a trazer mudanças e exigências significativas ao nível do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU). A nova legislação decorrente do UNILEX, que estabeleceu os princípios e as normas aplicáveis à gestão de pneus e pneus usados, a atribuição do Fim do Estatuto de Resíduo (FER) ao material de borracha derivado de pneus usados, permitindo a sua incorporação como matéria-prima nos processos produtivos, e a avaliação do SGPU por parte dos detentores de pneus, com intuito de serem apresentadas melhorias para o sistema, foram os pontos que estiveram em cima da mesa.

Seguiu-se a apresentação da Valorpneu centrada no tema “Actualidades no Fluxo Específico de Pneus Usados”, onde falaram Climénia Silva, Directora Geral, que fez um breve enquadramento da empresa e apresentou alguns números; Diogo Aresta, da Rede de Produtores; Dora Gervásio, da Rede Recolha e Paulo Silva, da Rede de Transportes e Valorização.

No âmbito desta iniciativa foram apresentados os resultados do estudo de marketing realizado na sequência da iniciativa “Circuito de Portugal Valorpneu 2019”. Este primeiro estudo a nível nacional no âmbito do fluxo específico dos pneus em fim de vida, realizado em parceria com a consultora GFK, permitiu realizar uma radiografia ímpar do sector, revelando dados e sinais muito importantes. 

Segundo o estudo mais de metade dos detentores de pneus usados (53%) assumem um bom conhecimento sobre o SGPU, com maior incidência nas regiões Norte e Sul do país, e 65% consideraram-se acima de satisfeitos com o contributo da Valorpneu como entidade gestora do sistema.

Embora 94% dos detentores de pneus usados se considerem satisfeitos ou plenamente satisfeitos com o sistema, como principal necessidade, a maioria identificou um aumento no número de centros de receção. Facto para o qual a Valorpneu já está alerta e a implementar medidas concretas.

A iniciativa da Valorpneu envolveu cerca de 770 visitas mensais, numa ação de sensibilização que permitiu não só envolver os interlocutores com as mensagens Valorpneu, mas também concluir que 76% dos inquiridos confirmaram conhecer a legislação associada à gestão de pneus usados e 86% têm conhecimento que decorrem da legislação obrigações para a sua empresa.

No final da sessão de trabalho foi ainda divulgado o vencedor do Prémio de Centro de Receção de Pneus Usados 2019, a empresa Metais Jaime Dias, em Trofa.