Notícias

Energia para mudar o mundo

 

Em cerimónia presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, a ACAP e a VALORCAR irão inaugurar uma unidade inovadora de carregamento de veículos eléctricos, usando a electricidade produzida por painéis solares fotovoltaicos e armazenada em baterias de lítio reutilizadas de veículos eléctricos.
 
Projecto inovador
As baterias de Lítio ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética quando deixam de poder ser utilizadas nos veículos híbridos e elétricos. Assim, seria um desperdício enviá-las diretamente para reciclagem sem tentar aproveitá-las para outras utilizações.
Para fomentar a reutilização destas baterias e prolongar a sua vida útil, a VALORCAR estabeleceu uma parceria com a ZEEV que visa o seu recondicionamento e reutilização para outros fins, como por exemplo, em unidades estacionárias de armazenamento de energia.
Para dar o exemplo, a VALORCAR instalou na sua sede 62 painéis solares fotovoltaicos, com apoio de baterias reutilizadas, e um posto de carregamento para veículos elétricos. Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará a emissão de 32 toneladas de CO2. Esta iniciativa contou também com a colaboração ativa da Associação Automóvel de Portugal, na sua qualidade de proprietária das instalações.
A utilização das baterias neste sistema permitirá armazenar a eletricidade para quando ela for necessária, como por exemplo para carregar veículos elétricos. Quando se utiliza um posto de carregamento conjuntamente com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, e considerando 100% do carregamento da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de “abastecimento” passa quase para zero e desta forma não só se geram poupanças financeiras muito significativas como a pegada ambiental referente à utilização é quase nula.
Estima-se que com esta instalação a VALORCAR evitará comprar à rede o equivalente a 32 MWh, gerando uma poupança anual de eletricidade na ordem dos 5.200€, o que se traduz numa recuperação do investimento em cerca de oito anos.
 
A VALORCAR, Lda., é uma empresa privada, sem fins lucrativos, detida em 95% pela ACAP.