Notícias

1.º trimestre de 2020

 

 
Os resultados do 1º trimestre de 2020 referentes à actividade da Valorpneu já são conhecidos, demonstrando um decréscimo de 27% no total de pneus recolhidos e valorizados entre Janeiro e Março deste ano face ao período homólogo do ano anterior.

Das 13.388 toneladas de pneus recolhidos e valorizados, foram recicladas 9.130 toneladas e valorizadas energeticamente 4.258 toneladas de pneus usados.

Segundo Climénia Silva, directora geral da Valorpneu: “O 1.º trimestre de 2020, em termos de pneus recolhidos e valorizados, foi o 1.º trimestre mais baixo desde o ano seguinte ao do início de funcionamento do SGPU, ou seja, desde 2004 inclusive”. Acrescentando que: “A maior dificuldade para 2020 é a falta de visibilidade do que vai acontecer até ao final do ano, mas é certo que o mercado vai cair”.

Já 2019 foi um ano muito exigente para a Valorpneu, mas também muito gratificante, por ter sido o primeiro ano completo de vigência da sua nova licença, que exigiu desta entidade gestora um esforço considerável no sentido da renovação dos vínculos contratuais com os produtores, centros de recepção, recauchutadores e outros valorizadores do sistema, bem como no estabelecimento de contratos com comerciantes e distribuidores e ainda numa resposta adequada aos novos requisitos e condições impostas.

Durante o ano passado, mais uma vez, o sistema gerido pela Valorpneu integrou a totalidade dos pneus usados gerados em Portugal, voltando a ultrapassar os objetivos de recolha e valorização, bem como a dar cumprimento à meta de preparação para reutilização e reciclagem definida no seu licenciamento, mantendo-se como uma entidade de referência na gestão dos pneus usados.

A reciclagem foi a operação mais representativa durante o ano passado, com cerca de 47.240 toneladas de pneus usados sujeitos a esta operação. Para valorização energética foram utilizadas como combustível 30.915 toneladas.
No que toca à preparação para reutilização, foram recauchutadas 2.148 toneladas e reutilizadas 526 toneladas de pneus usados no âmbito do SGPU.

Nos recauchutadores nacionais foram ainda recauchutados pneus usados, correspondendo a 2.380 toneladas com origem no estrangeiro e 6.950 toneladas sobre pneus que não se constituíam resíduo, prolongando a vida útil do produto e economizando recursos naturais.

Em 2019 foram colocadas no mercado nacional 97.948 toneladas de pneus e geradas, considerando o desgaste dos pneus durante a sua vida útil, 75.095 toneladas de pneus usados, sendo que 80.831 toneladas foram recolhidas e tratadas no âmbito do SGPU. A colocação de pneus no mercado apresentou uma evolução positiva, em cerca de 7%, espelhando o crescimento do mercado de substituição de pneus. O granulado de borracha proveniente da indústria da reciclagem de pneus foi maioritariamente aplicado em pavimentos diversos e no enchimento dos relvados sintéticos, sendo cerca de 55% exportado.

Em 2020 os resultados não serão certamente tão positivos, dada toda a crise pandémica que estamos a viver, e a comprovar estão os resultados da atividade da entidade gestora do 1.º trimestre deste ano. No entanto, apesar de toda a incerteza, a Valorpneu vai continuar a cumprir as suas obrigações enquanto entidades gestora de pneus usados em Portugal, reinventando-se em muitas das suas áreas por forma a manter-se como uma entidade de referência a nível europeu no SGPU. Porque existe Amanhã.