Notícias

NextLap o Programa de Inovação que deu uma nova vida aos pneus em fim de vida

 

Iniciativa promovida pela VALORPNEU contou com a participação de várias marcas, entre elas a Decathlon que apresentou dois protótipos de calçado fabricados com materiais de pneus.


O programa de inovação NextLap, promovido pela Valorpneu e pela recicladora multinacional Genan e gerido pela Beta-i, chegou ao fim com cinco projetos focados em dar uma nova vida a materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida, nomeadamente granulado de borracha, fibras têxteis e aço, e promover um mercado mais circular.

A marca francesa de artigos desportivos Decathlon, ao lado dos parceiros de inovação Rubberlink e Tintex, é responsável por dois destes projetos-piloto, que consistem em protótipos de calçado fabricado com materiais de pneus descartados.

Os inovadores da portuguesa Rubberlink criaram uma solução de borracha de pneu desvulcanizada que permitiu à Decathlon Portugal produzir um protótipo de um sapato com uma sola de borracha 100% reciclada, enquanto os inovadores da portuguesa Tintex, através dos materiais fornecidos pela recicladora Genan, conseguiram reaproveitar o pó de borracha derivado do pneu para criar a gáspea de calçado de ginástica que será também testada pela empresa de produtos desportivos do país. 

A Tintex foi ainda responsável pelo desenvolvimento de uma solução para aproveitar o têxtil derivado do pneu, que permitirá reutilizar um material que tem poucas aplicações económicas e, comparativamente a matérias-primas ‘standard’ feitas com couro, reduzir o consumo total de energia e água na sua produção.

Possíveis aplicações para esta solução são, por exemplo, os selins das bicicletas. 

Também a Infraestruturas de Portugal poderá vir a apoiar a implementação, em colaboração com os inovadores Pavnext e o parceiro Pragosa, de uma tecnologia para ser colocada nas estradas, coberta com borracha proveniente de pneus reciclados, que tem como objectivo desacelerar a velocidade dos veículos quando entram nas localidades. Juntamente com a Opway, a empresa pública tem ainda interesse em continuar a apoiar a Ruconbar na possibilidade de implementação de barreiras acústicas feitas de compostos de borracha derivada de pneu reciclado nas suas linhas ferroviárias, o que permitirá uma diminuição de 30% das emissões de carbono em relação à produção de barreiras à base de óleo. 

O NextLap revelou-se um verdadeiro sucesso, excedendo as expectativas dos inovadores e das empresas que nele participaram. 

Este programa de inovação vai ficar assinalado com uma peça de arte, intitulada “UNO”, uma peça artística que fala sobre "ir mais além, ver mais além, pensar mais além” e refletir sobre a importância de repensar, reutilizar e reimaginar o futuro.

A peça foi concebida por Filippo Fiumani e João Mendonça (Luzíadas), com curadoria do Departamento (Bruno Pereira), com o objectivo de dar uma nova vida a materiais que já não cumprem a função para que foram criados.

A obra de arte “UNO” está exposta no Cowork Space, nas Docas de Santo Amaro, em Lisboa. 


A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., sociedade sem fins lucrativos, é participada, em representação dos produtores de pneus, em 60% pela ACAP.