O Secretário-Geral da ACAP, Helder Barata Pedro, participou recentemente numa entrevista no canal NOW, na rubrica Negócios, onde analisou o crescimento do mercado de veículos eléctricos em Portugal e os desafios futuros para o sector.
No final de 2023, Portugal ultrapassou a marca dos 100 mil veículos eléctricos em circulação, um número que, apesar de representar apenas 2% do parque automóvel ligeiro nacional, reflecte um bom crescimento. “Em 2023, assistimos a aumentos mensais de três dígitos nas vendas de veículos eléctricos, em comparação com os mesmos períodos do ano anterior”, referiu.
Este crescimento tem sido impulsionado pela maior diversidade de modelos disponíveis no mercado. “Enquanto em 2020 havia apenas cerca de 50 modelos de veículos eléctricos à venda, actualmente existem mais de 300”, explicou o Secretário-Geral. Além disso, salientou que os novos modelos incluem opções em segmentos de entrada, com preços mais acessíveis, o que tem contribuído para uma maior adesão por parte dos consumidores.
Outro tema central abordado na entrevista foi o impacto das políticas públicas no incentivo à aquisição de veículos eléctricos. Helder Barata Pedro sublinhou que, embora exista uma política de incentivos em Portugal, o número de apoios disponíveis ainda é insuficiente para acompanhar o ritmo de crescimento do mercado. “Em 2024, estão previstos apenas 1.050 apoios para veículos ligeiros de passageiros e mais 400 para IPSS, o que é claramente insuficiente face à previsão de vendas, que deverá ultrapassar os 40.000 veículos este ano”, afirmou.
Quanto às infra-estruturas de carregamento, o Secretário-Geral destacou que, embora Portugal tenha um desempenho acima da média nos rankings internacionais, ainda há um longo caminho a percorrer para acompanhar a expansão do mercado eléctrico.