Notícias

“Circuito Portugal Valorpneu 2019”


Os resultados do estudo realizado no âmbito da iniciativa “Circuito Portugal Valorpneu 2019” já são conhecidos e vêm confirmar a importância da Valorpneu enquanto entidade gestora do Sistema de Gestão Integrada de Pneus Usados (SGPU).
 
Este estudo, o primeiro a nível nacional no âmbito da retoma de pneus em fim de vida do fluxo específico, realizado em parceria com a consultora GFK, revela que mais de metade dos detentores (53%) assumem um bom conhecimento sobre o Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), com maior incidência nas regiões Norte e Sul do país, e 65% consideraram-se acima de satisfeitos com o contributo da Valorpneu.

O objectivo desta operação passou por conhecer as práticas de cada detentor, o seu nível de conhecimento sobre o sistema, assim como escutar anseios e preocupações, a fim de aproximar a relação entre estes agentes e a Valorpneu e obter um conhecimento mais profundo sobre as necessidades do sector. Para obter estes dados, o “Circuito Portugal Valorpneu 2019” esteve “na estrada” durante seis meses, percorrendo o país de Norte a Sul e Ilhas com visitas personalizadas a cerca de 3.400 detentores de pneus usados, permitindo realizar uma radiografia ímpar do sector.

Para Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, o balanço é positivo e surpreendente uma vez que “quando iniciámos esta acção tínhamos consciência do desafio que representava para o sector. O universo de detentores de pneus usados é numeroso e mais do que apurar dificuldades e traçar metas de actuação, o nosso objectivo passou por, efectivamente, fazer uma caracterização do sector, com a abrangência necessária para fazer a diferença na evolução do sistema integrado de gestão de pneus usados”, refere.

Embora 94% dos detentores de pneus usados se considerem satisfeitos ou plenamente satisfeitos com o sistema, como principal necessidade, a maioria identificou um aumento no número de centros de recepção. Facto para o qual a Valorpneu já está alerta e a implementar medidas concretas.

Esta iniciativa relembrou ainda os passos fundamentais a cumprir na gestão destes resíduos, concluindo que também a este nível o balanço é positivo, uma vez que “76% dos inquiridos confirmaram conhecer a legislação associada à gestão de pneus usados e 86% têm conhecimento que decorrem da legislação obrigações para a sua empresa, o que nos deixa francamente satisfeitos”, concluiu Climénia Silva.
 

Veja o vídeo, clicando na imagem.