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Valorpneu

 
Depois de uma quebra significativa dos pneus usados recolhidos e tratados até ao final de Abril de 2020, com uma diminuição de 25% relativamente a período homólogo do ano anterior, os meses de Maio e Junho ultrapassaram os do ano de 2019, com um total de 6.633 e 6.323 toneladas de pneus recolhidos e encaminhados para valorização, respectivamente.
 
Assim, a Valorpneu terminou o semestre com uma quebra de 14,7% de pneus usados tratados relativamente a igual período do ano anterior. O que num contexto de pandemia como o que estamos a viver e com o primeiro semestre do ano praticamente “parado” economicamente, não são más notícias.
 
Os pneus colocados no mercado, que se traduzem na fonte de financiamento do sistema integrado de pneus usados gerido pela Valorpneu, através do pagamento do Ecovalor por quem introduz pneus no mercado, apresentaram uma diminuição de 26% no 1º semestre de 2020 face ao mesmo período do ano anterior, situação que traduz a forte quebra do mercado de pneus, veículos e de outros equipamentos que incorporam pneus.
 
Nos primeiros seis meses do ano foram recolhidas e valorizadas 31.577 toneladas de pneus (37.012 toneladas no mesmo período de 2019) de pneus sendo que destas, 20.036 toneladas foram preparadas para reutilização e recicladas, 11.453 toneladas valorizadas energeticamente e 88 toneladas tiveram outros destinos de valorização.

Estes resultados só foram possíveis devido ao esforço de toda a rede Valorpneu e seus parceiros.
Apesar de todos os constrangimentos provocados pela Covid-19, o sistema integrado de gestão de pneus usados manteve-se em funcionamento e a prestar o serviço de forma ajustada, durante o 1º semestre, verificando-se alguns constrangimentos pontuais em alguns operadores devido ao contexto de pandemia, mas que se foram ultrapassando não causando distúrbios significativos no sistema.
 
Também a equipa da Valorpneu esteve sempre activa. Durante este período, para além do trabalho de rotina normal, a Valorpneu teve em curso um conjunto de iniciativas, nomeadamente, planeou com as equipas auditoras externas as auditorias a realizar aos comerciantes, operadores e produtores, tendo sido realizadas cerca de 60 auditorias, realizou um webinar dirigido a comerciantes e distribuidores de pneus, abriu um centro de recepção no Fundão, programou o lançamento de um concurso para a abertura de novos centros de recepção em cinco distritos, desenvolveu um estudo integrado no âmbito dos recursos humanos da empresa, deu continuidade aos projetos de I&D planeados, interagiu com a tutela para a clarificação de algumas situações relativas ao sistema e foi submetida às auditorias interna e externa do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente e do EMAS.
 
Um por todos. Todos por um bom ambiente!