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Valorpneu


O desgaste de um pneu durante a sua vida útil depende de um conjunto de factores, que passam pelas características do próprio pneu (categoria e tipo de pneu, a performance do pneu, o tamanho da jante, o tipo de operação para o qual é utilizado e a posição do pneu ao longo do eixo), por comportamentos de utilização (níveis de manutenção,  velocidade e carga transportada) e ainda por factores externos (temperatura local e o pavimento onde o pneu circula).

Para além disto, o desgaste dos pneus entre categorias e dentro de cada categoria depende ainda de múltiplos factores, não existindo referências universais para o tempo médio de utilização.

Para analisar de uma forma mais aprofundada o desgaste de um pneu durante a sua vida útil, a Valorpneu, em conjunto com uma consultora internacional, promoveu um estudo em 2019 que permitiu actualizar o factor ponderal de desgaste dos pneus usados que anualmente são gerados em Portugal.

O estudo foi realizado com base no levantamento de informação disponível, em inquéritos e entrevistas a agentes pertencentes ao Sistema de Gestão Integrado de Pneus Usados (SGPU), nomeadamente, fabricantes de pneus, comerciantes, distribuidores, retalhistas e recauchutadores, e passou ainda pela realização de ensaios e pesagens às dimensões mais representativas de entre as 14 categorias em que os pneus são agrupados pela Valorpneu.

De acordo com a informação analisada pela consultora e nas entrevistas aos stakeholders, concluiu-se que o desgaste dos pneus é superior, na sua maioria, ao que vinha sendo considerado pela Valorpneu. O novo factor de desgaste que em média das 14 categorias de pneus se situou em 15,78% em 2019, veio contrapor-se aos 12,5% utilizados até então para a generalidade dos pneus. O desgaste dos pneus varia entre 13,4% para pneus 4x4 e comerciais e 29,2% para pneus da categoria de maciços utilizados em equipamentos de movimentação de cargas e industriais.