Notícias

Carros eléctricos e híbridos, até onde quer ir o Governo?


É altura de o Governo definir um plano concreto para o futuro da mobilidade no país e de fazer uma escolha que não pode nem deve ser adiada.

“A verdade é que, apesar do movimento crescente das vendas de veículos híbridos e eléctricos, a substituição do parque automóvel far-se-á a um ritmo muito mais lento. Neste ponto, é importante referir que a idade média do parque de veículos ligeiros de passageiros, em Portugal, se situa em 13,7 anos, muito acima dos números da média europeia e temos em circulação mais de um milhão e meio de veículos com idade superior a vinte anos.
 
É altura, por isso, de o Governo definir um plano concreto para o futuro da mobilidade no país e de fazer uma escolha que não pode nem deve ser adiada. A bem da economia, da descarbonização e de um sector que agrega cerca de 33 mil empresas, que emprega mais de 160 mil trabalhadores e que apresenta, em Portugal, um volume de negócios equivalente a 7,9 por cento da facturação total das empresas, representando 14 por cento das exportações nacionais.”
 
Artigo de opinião de Helder Pedro, Secretário-geral da ACAP, no Observador.
 
Leia o artigo completo aqui.