Notícias

ACAP lança campanha para promover a segurança rodoviária e menor impacto ambiental na circulação de veículos pesados



Reedição do Guia de pneus pretende sensibilizar condutores de veículos pesados para uma circulação mais eficiente e mais segura, com um conjunto de recomendações técnicas elaboradas por especialistas

A ACAP - Associação Automóvel de Portugal, através da sua Comissão Especializada de Produtores de Pneus, acaba reeditar o “GUIA de PNEUS de PESADOS", o qual reúne um conjunto de recomendações técnicas, fundamentais para que os condutores profissionais circulem com maior segurança e eficiência económica, assim como, com menor impacto ambiental.

A edição agora lançada pela ACAP, promove a sustentabilidade, ao sensibilizar os condutores profissionais para possibilidade de recauchutagem e, assim, contribuir para uma maior eco-responsabilidade e para a optimização do custo de utilização do pneu por quilómetro.

Os especialistas da ACAP, chamam, ainda, a atenção dos condutores, para os pneus que possuam na sua parede lateral, a menção "reegrovable", relativamente aos quais recomendam a reprodução o desenho da escultura, retirando a espessura de borracha existente debaixo da escultura original prevista para tal efeito. Desta forma, aumenta-se a segurança e vida útil dos pneus até 25% e optimiza-se o consumo de combustível até 5% .

A adopção destas boas-práticas, tem como efeito o prolongamento da vida útil da carcaça do pneu, um menor consumo de recursos naturais e de energia, necessários para o seu fabrico e, consequentemente, um maior respeito pelo meio ambiente.

As operações acima recomendadas deverão sempre ser realizadas por profissionais qualificados, com consulta da ficha técnica do produto e das recomendações do fabricante.

O Guia contém, ainda, informação sobre a pressão de insuflação, o rótulo do pneu e a leitura sobre as marcações dos pneus, assim como, dicas e alertas para a necessidade de adopção de comportamentos que previnam situações de risco e acidentes.

É fundamental a verificação periódica dos pneus por um especialista que saiba detectar, precocemente, alterações do estado do pneu que imponham a sua substituição, para garantir uma maior segurança rodoviária.

Conheça aqui o folheto "“GUIA de PNEUS de PESADOS",  divulgado pela ACAP.


Lisboa, 27 de fevereiro de 2024
PRESS RELEASE PR / Nº09



Para mais informações à comunicação social: e-mail:  mail@acap.pt | tel.: 213035303