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ACAP apresenta balanço anual. Setor automóvel gera 42,6 mil milhões de euros para a economia



Com um peso de 12,6 por cento nas exportações de bens, setor emprega 167 mil trabalhadores, num panorama de 35 mil empresas

O setor automóvel contribuiu com 42,6 mil milhões de euros para a economia nacional, representando 7,7 por cento da faturação da totalidade das empresas em Portugal. Os números (do INE) dizem respeito a 2023 e reforçam a importância do setor para o panorama económico nacional que, já em 2024, gerou 10,9 mil milhões em receitas fiscais – 17,8 por cento das receitas fiscais do Estado. Os dados foram revelados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, que no seu balanço anual sublinhou ainda que a produção automóvel aumentou 4,5 por cento no ano passado.


Resultados de produção são dos mais elevados da última década
Ficando apenas atrás de 2019 (com 345.688 veículos), a produção de 2024 foi a mais alta da última década, destacando-se também desde o final da pandemia. Com um total de 332.546 veículos produzidos, a ACAP identifica a Europa como o principal mercado exportador do setor, com um peso de 87,6 por cento.


UE e Portugal: Veículos sustentáveis continuam a liderar matrículas
No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros em 2024, ou seja, mais 5,1 por cento de matrículas em comparação com 2023. No seguimento das tendências já identificadas nos anos anteriores, os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento. Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20 por cento do total de ligeiros de passageiros matriculados. Ainda nesta categoria, o último mês de 2024 registou um recorde de matrículas (5.142), tendo sido o primeiro mês em que se atingiram valores na casa das 5.000 unidades.

No que diz respeito às matrículas de automóveis ligeiros passageiros elétricos, Portugal posiciona-se em sexto lugar a nível europeu, com 19,9 por cento de matrículas em 2024. Na liderança destaca-se a Dinamarca com 51,5 por cento.


Veículos com mais de 20 anos continuam a dominar parque automóvel
Embora haja uma maior consciencialização no momento da aquisição de veículos novos, o parque automóvel português continua a apresentar números pouco sustentáveis: com a esmagadora maioria dos carros movidos a combustíveis fosseis – apenas 9 por cento são veículos de energias alternativas –, em 2024, encontravam-se a circular em Portugal cerca de 1,5 milhão de automóveis com mais de 20 anos de idade.


Transição Climática
O setor automóvel tem definidas, a nível da União Europeia, metas muito claras quanto à redução de emissões. Neste momento, a regulamentação europeia estabelece que a partir de 2035 apenas poderão ser matriculados veículos novos com zero emissões.

Para atingir este objetivo, torna-se necessário que os Governos implementem um sistema de incentivos à aquisição destes veículos e que, por outro lado, se invista numa rede de carregamento robusta para fazer face ao aumento da sua procura.


Desafios e perspetivas para 2025
Perante os desafios que o setor automóvel enfrenta, a ACAP destaca a necessidade de se reforçar o Sistema de Abate de Veículos em Fim de Vida, alargando o seu âmbito além da aquisição de veículos elétricos e aumentando o número de veículos elegíveis no programa, promovendo a renovação da frota de forma mais inclusiva. Paralelamente, a Associação defende que manter objetivos claros para a expansão da rede de postos de carregamento é vital para acompanhar o crescimento da mobilidade elétrica. Neste âmbito, a ACAP vai continuar a apostar na colaboração com a Mobi.e, aproveitando o Observatório criado para monitorizar e otimizar o desenvolvimento destas infraestruturas.  


Lisboa, 23 de janeiro de 2025
PRESS RELEASE PR / Nº 07

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