Notícias

ACAP reuniu com Governo e propôs aumento de incentivos à compra de veículos eléctricos


Os veículos eléctricos, para particulares vão ter um aumento do incentivo para quatro mil euros.

O incentivo à aquisição de veículos elétricos por particulares vai aumentar dos actuais três mil para quatro mil euros, havendo simultaneamente um aumento do número de incentivos a atribuir, dos actuais 700 para 1300 incentivos. Esta medida, vem na sequência de várias propostas da ACAP ao Governo.

No passado dia 23 de Fevereiro, reunimos com o Senhor Ministro do Ambiente e tivemos oportunidade de apresentar um estudo sobre mobilidade eléctrica elaborado pela ACAP. Neste estudo, entre outras propostas, a ACAP pediu a actualização do valor do incentivo, pelo que a promulgação do Despacho n.º 3419-B/2022 vem ao encontro da nossa proposta.

Igualmente importante, é o aumento da verba do Fundo Ambiental, que vai duplicar. A dotação aumenta assim dos 4,5 milhões para os 10 milhões de euros em 2022. Estas medidas vêm com o intuito de aumentar a penetração dos veículos eléctricos em Portugal.
 
Os incentivos aos veículos ligeiros de mercadorias mantêm-se semelhantes ao ano de 2021, ou seja, 6.000€ a atribuir a 150 unidades. Adicionalmente, definiu-se uma nova tipologia específica para motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, eléctricos, cujo incentivo é no valor de 50% do valor de aquisição, incluído IVA, até ao máximo de 500€, havendo verba para a atribuição de 1050 incentivos.
 
O sector automóvel considera ainda que, para se cumprir os objectivos definidos pela União Europeia, é necessário que os Governos não só aprovem incentivos para a compra de veículos eléctricos, como também assegurem que existe uma rede de carregamento considerada abrangente em toda a União Europeia.